Alimentação na gestação

A gestação é sem dúvida o momento mais especial na vida de uma mulher! O privilégio de ser mãe é muito mais do que dar a luz, é ser a luz na vida de alguém tão especial como um filho. Porém, o momento da gestação é a fase em que você deve tomar mais cuidado com a alimentação, para que a sua saúde e a saúde do seu bebê estejam OK.
Por isso, vamos citar alguns exemplos do que pode ou não ser ingerido durante a gravidez. Preparadas? Vamos lá:
O QUE POSSO COMER?
Nutrientes como:
- Carboidratos – Prefira grãos, legumes, frutas, amido, bebidas lácteas e vegetais.
- Cálcio e Vitamina D – leite e derivados. Importante tomar um pouquinho de sol também. Porém sempre antes das 10h ou depois das 16h.
- Ferro e vitamina B12 – frutos do mar, grãos integrais, nozes, sementes, frutos seco, espinafre, ervilhas, brócolis, beterraba e couve.
- Proteínas – Produtos lácteos, carne, peixe, ovos, feijão, lentilhas, nozes, sementes, entre outros.
- Ajuda a ter um sono mais tranquilo
- Ajuda a melhorar a respiração (massagem no peito)
- Ajuda o funcionamento do intestino (massagem na barriga)
Por outro lado, frutas e vegetais também são uma ótima opção de alimentação. Por serem fontes de fibra, ajuda muito no bom funcionamento do intestino. Ricas em vitamina C, frutas e vegetais aumentam a absorção de ferro dos alimentos.
O QUE DEVO EVITAR?
- Bebidas alcoólicas – É indicado cortar todo o tipo de álcool durante a gravidez. Caso contrário, pode leva a deformidades faciais do bebê, possíveis defeitos cardíacos e retardo mental.
- Cafeína – A cafeína pode prejudicar o crescimento do seu bebê e aumentar as chances dele possuir doenças cardíacas na idade adulta.
- Carne crua – Infecções podem ser evitadas ao tirar de seu cardápio alimentos crus ou não cozidos.
- Queijo Fresco – Os produtos não pasteurizados podem aumentar o risco de aborto espontâneo, pois contêm diversos tipos de bactérias.
- Peixes Crus – A maioria dos peixes crus, como sushi e salmão devem ser evitados porque podem estar contaminados com a bactéria listeria, que pode causar aborto e parto prematuro, ou com doenças como a cisticercose, que pode afetar o sistema nervoso e prejudicar o funcionamento do cérebro.